4 super dicas de como cuidar de samambaia

Author

Categories

Share

Se você está procurando como cuidar de samambaia, ficará feliz em saber que essa não é uma tarefa tão difícil. Afinal, a samambaia é uma espécie resistente. Considerada uma das plantas mais antigas do mundo, ela espalha seu charme há 400 milhões de anos! 

Com tanta história, essa plantinha aprendeu a se adaptar a diferentes ambientes e condições climáticas. Porém, há algumas dicas para oferecer as condições perfeitas para que ela cresça bela e saudável! Continue lendo para aprender o passo sobre samambaia: como cuidar!

Samambaia: uma planta com muita história

De acordo com estudos, a samambaia é praticamente um fóssil vivo. Pesquisas mostram que a planta já existia na época dos dinossauros! E mesmo tendo alguns milhões de anos, essa verdinha nunca sai de moda. 

Com suas folhas exuberantes, é uma das espécies favoritas na decoração e, por isso, muitos jardineiros buscam como cuidar de samambaia em vasos ou paredes. Para não restar dúvidas sobre o processo, separamos um passo a passo. As quatro dicas abaixo vão fazer você aprender como cuidar de samambaia em um piscar de olhos! 

1. Iluminação

Quando pensamos na localização de um vaso, não basta analisar a estética. É importante saber se a planta escolhida irá se adaptar àquele espaço. Por isso, o primeiro passo de como cuidar de samambaia de metro ou não é saber a localização ideal. 

Devemos lembrar que essas são espécies tropicais, que crescem aos pés de grandes árvores. Por isso, preferem uma iluminação mais suave, sem receber os raios de sol de forma direta. Assim, dê preferência sempre por locais bem iluminados, mas protegidos do sol. 

Outro ponto importante a se considerar é a ventilação. Samambaias não se dão bem com ventanias e preferem locais sem muitas correntes de ar. Por isso, se for colocá-las na varanda ou próximo à janela, lembra-se de buscar um espaço com certa proteção. 

2.  Rega

Como são naturais de ambientes tropicais, a umidade é um ponto importante no processo de como fazer muda de samambaia brotar! Portanto, o solo deve estar sempre molhadinho, mas sem acumular muita água. 

Assim, aquele famoso pratinho embaixo do vaso deve ser evitado. Para saber se está na hora de regar, basta colocar seu dedo na terra. Se sair sujo, é sinal de que o substrato está úmido, do jeito que as samambaias gostam! Se sair seco, sua verdinha está precisando de mais água. 

Geralmente, a frequência é de uma vez por dia, mas pode variar de acordo com a estação. Os borrifadores, encontrados em lojas virtuais, como a Amazon, são ótimos para essas plantas. Eles espalham a água de forma equilibrada, deixando-as úmidas e saudáveis! 

3. Poda

Um ponto fundamental para aprender como cuidar de samambaia é compreender sua poda. Cortar as folhas é um processo necessário não só para deixar a planta mais elegante, mas também para fortalecer seu crescimento. 

Galhos secos e velhos consomem energia e dificultam o crescimento de novos ramos. Assim, é importante verificar como cuidar de samambaia americana ou chorona, além de aparar as partes secas e quebradiças. 

Esse passo, no entanto, deve ser feito com muito cuidado! Cortar demais é um grande risco, pois se a planta estiver com poucas folhas, terá menos força para realizar a fotossíntese. Para evitar problemas, corte apenas os galhos que estiverem fracos e quebradiços. 

4. Fertilizante

Mesmo uma planta resistente como a samambaia precisa de uma forcinha de vez em quando. Para isso, conte com os fertilizantes! Para simular o ambiente natural das plantas, precisamos nutrir a terra com substâncias como cálcio e potássio. 

Cada espécie precisa de certa proporção de nutrientes para crescer de forma saudável. Em lojas especializadas, você encontra fertilizantes para samambaias, preparados por especialistas e com tudo que a plantinha precisa. Adubando uma vez por mês sua samambaia crescerá de forma bonita e exuberante. 

homem com terra na mão

Agora que você conhece os quatro passos de como cuidar de samambaia, já pode contar com essa bela planta para decorar seu lar!

Author

Share